Linguagem e aspectos próprios de jornalismo


No jornal, existe uma linguagem própria. Podemos observar que eles têm algumas técnicas para o uso da ortografia. Quando fomos à TV Ponta Negra, a apresentadora Renata Passos nos mostrou como funciona o jornal e como funciona esse tipo de linguagem própria para jornalistas. Exemplo disso é o uso da barra: uma barra (/) equivale a um ponto final e duas barras (//), a uma vírgula; e três barras (///) , por exemplo.

Abaixo, estão outros aspectos que remetem à linguagem jornalística.


Sonoras: No hard news nunca deixe a sonora muito longa. Dê ritmo à matéria editando uma frase de efeito com poucos segundos. Use o recurso do Insert: se o entrevistado detalhar alguma cena e a equipe tiver as imagens, cubra parte da sonora com estas imagens.

Split: é a técnica de prolongar a imagem que vem do off por um ou dois segundos em cima da sonora.

Efeitos de transição: use este recurso edição em matérias especiais. No hard newsprefira corte seco. Evite repetir a sonora de um mesmo entrevistado na mesma matéria. Use sempre que possível o sobe som. Ele revela o clima em que a matéria foi feita.

BG: som ambiente que deve estar presente em todos os formatos da notícia.

Trilha sonora: Opte por músicas instrumentais. Quando são cantadas, a voz compete com a informação.

Música: sonorize as matérias, mas não abuse. Este recurso é um efeito surpresa e valoriza a matéria.

Escaladas: são as manchetes obrigatórias na abertura de todo o telejornal. Use frases curtas, prefira palavras concretas e verbos de ação. Quando possível intercale com um sobe som, um teaser ou sonoras. A escalada exibe o que o telejornal tem de mais importante.

Lauda: a lauda deve ser feita seguindo todos os critérios. O texto deve ser sempre em caixa alta e entrelinhamento 1,5. É necessário usar barras (/) para indicar parágrafo. No alto da lauda há um cabeçalho. Lá estão informações como retranca, nome do editor, tempo da matéria e a data que o editor fechou a edição.

 Fonte: http://jornal.metodista.br/tele/manual/manual.htm

Lucas, Iana, Clara e Sara.



Comentários

Postagens mais visitadas