DIRETO DA ASSEMBLEIA (no.3 - ano 2014)

Assembleia

Pautas:
- Agenda;
- JIECE
- Dia Internacional da Mulher
Informes:
- Semana da Poesia (Canniggia)
- Garrafinhas
- Fardamento
- Horário de Entrada
- Alex

Discussão:

- Pedro: ele primeiro pergunta quem escolheu as fotos e textos da agenda. Jorge responde que em alguns meses entraram a Exposição pedagógica e que os textos passaram por ele, foram construídos, não foi exatamente uma pessoa só, assim como as fotos. Pedro lembra que Beth mandou fotos e textos (em inglês e português) mas o texto que entrou na agenda não é dela e só entrou apenas uma foto. Jorge responde que o texto de Beth no início foram tópicos e deveriam transformar em texto, então todos receberam essas mudanças durante o processo. O texto que Jorge recebeu não tinha fotos, era no power point, a formatação não foi parte de Jorge. Pedro diz que certas fotos não necessariamente precisariam entrar, mas muitos mais poderiam. Shyrlaine falou mas eu não ouvi. Beth esclarece que pediu aos alunos fotos para pôr na agenda (email), o texto passou por várias modificações, ele possuía as duas partes (inglês e português), só foram informados das fotos e tudo no final de tudo, ela admite que foi uma surpresa ver essa mudança na agenda. Mas o texto que está nela é o mesmo que ela mandou, apenas modificado. Luciane (quem diagramou a agenda) esclarece que há normas para o design, quando vão fazê-lo precisam ver a visualização, muitas imagens e muito texto não dá certo; muitas crianças também veem a agenda, a poluição visual teve que ser controlada. Muitas fotos caberiam, mas não ia ficar organizado, dentro das norma e do padrão. É muito difícil formatar toda essa agenda: fotos, textos e muitas outras coisas em um tempo curto, pois o material tarda a chegar. Luciane sugere que na próxima agenda os alunos também deem sugestões, e dentro delas se verificar quais serão possíveis.

- João Maria fala sobre o JIECE: esclarece algumas dúvidas dos novatos; o JIECE acontecerá no início de abril (dia 1 até 4). O JIECE é composto por quatro equipes (sexto ao nono); na Educação Infantil não é feito sorteio, quem tem irmão mais novo fica no mesmo grupo do irmão; o sorteio é feito dessa forma: eles fazem uma pré-seleção de alunos (para uma equipe não ficar muito forte e nem outra fraca demais), ou seja, é um sorteio direcionado. Ele sugere que dezesseis alunos (quatro de cada turma) venham presenciar a hora do sorteio. As modalidades desportivas são: Futebol, Handebol, Queimada e Atletismo, Natação até o quinto ano. João diz que talvez no próximo ano possa ser colocada outra modalidade. Além dos esportes, há as apresentações, gincana cultural e doações para uma instituição de caridade; arrecadamos donativos. Qualquer aluno pode dar uma sugestão de instituição para o JIECE. A torcida não é organizada; qualquer aluno de um time pode torcer por um amigo de outro. João Victor pergunta como será o sorteio e João relembra (como já dissera antes), ele também diz que os jogos são poucos dias, sugere que sejam duas semanas; João Maria diz que a programação são quatro dias e é o suficiente. Guilherme pergunta por que não tem Tica-Tica como modalidade; mas brincadeiras não são esportes. Wanielle pede menos conversa. O professor comenta que 90 por cento dos alunos participam dos jogos; o JIECE é um evento da escola e obrigatória participação, portanto, NÃO viajem no período dos jogos.



- Dia Internacional da Mulher: Jorge traz a informação de que não há um festejo, apenas há uma menção acerca do dia e que será afinal lembrado como no ano passado, com a entrega de alguma “gentileza” na portaria pelos alunos.

- Canniggia fala da Semana da Poesia: esse ano o evento volta a acontecer, a proposta está aí. Os quatro gêneros foram distribuídos nas turmas, já iniciados com o sétimo com a professora Aline, Canniggia ainda testará com as turmas os tópicos. Beth comenta que poesias em inglês também podem ser agregadas. Canniggia lembra que as poesias serão expostas; ainda sugere que haja uma exposição de poetas brasileiros.

- Jorge fala das garrafinhas: a cada dia, menos pessoas trazem a sua, e isso o preocupa porque se bebe água direito. Pede apoio do NUMA; a garrafinha plástica pode ser usada? Por que não usar garrafinha de outro material? Além do fato de muitos alunos pedirem (muitas vezes por dia) para sair de sala para beber água. Para aqueles que trazem a garrafinha, para completar, não cuidam dela. Gabriel pergunta quando a garrafinha vai chegar; Jorge responde que esse ano não virão novas garrafas, pelo tanto que foram encontradas em achados e perdidos, a consciência não foi atingida como esperado. Arthur (sexto ano) diz que muita vezes vê mais garrafinhas perdidas do que as pessoas usando, e não podem usar copos plásticos. Jorge relembra o projeto contra os copos plásticos, depois de diversas etapas de testes.

- Fardamento: o coordenador reclama das calças rasgadas, roupas da Ed. Física não podem ser usadas pelo dia todo.

- Horário de entrada: a tolerância é de cinco minutos, não entrem depois de 7:30.

- Alex dá seus comunicados: o Torneio de Tutoria terá sua tabela feita ainda hoje, possivelmente. Os times de Canniggia e Wanielle jogarão sozinhos; Beth e Shyrlaine juntas. Além disso, ele chama a atenção para o tempo da Assembleia que está tomando muito do GR e sugere que próxima vez seja primeiro GR depois Assembleia.

Comentários

Postagens mais visitadas