Direto da Assembleia - 27/08/2013

Pautas:
- Apresentação da profª Helena Soares sobre a Dinâmica do Uso e Ocupação da Paisagem no Baixo Açu nos anos de 1992 e 2012.

Avisos/Sugestões:
- Marina informou que o concurso de fotografia na viagem irá acontecer. As categorias ainda vão ser decididas, mas provavelmente serão: A Melhor Foto Tirada de Noite e Melhor Paisagem.
- Jorge apresenta a profª Helena que inicia a apresentação falando sobre o seu trabalho e sobre como era a barragem Armando Ribeiro Gonçalves – localizada em Açu - antigamente e como ela está nos dias de hoje. Também falou sobre a exportação de produtos para a América, como bananas e mangas, produtos que são plantados na região da barragem, como também a exibiu em época de estiagem, quando a barragem estava menos de 40% cheia, em 2012.
Gráficos mostraram os índices de chuva na região, nos anos de 2008 e 2009, quando ocorreram fortes chuvas. Fotos aéreas da barragem foram exibidas e são notórias as poucas modificações no nível da barragem nos últimos anos.
Aprendemos que é necessário que seja revista as Áreas de Preservação Permanentes (APP) para o rio Piranhas-Açu, pois há um espaço de 200 metros que não deveria estar sendo utilizado para a plantação e essa regra não está sendo respeitada.

- Alex realiza uma pequena apresentação sobre a barragem, complementando o trabalho da profª Helena, mostrando imagens da ponte sobre o rio Piranhas-Açu, e o leito de seu rio que quase não aparece por causa das chuvas e dos tempos de estiagem, quando o rio seca quase completamente.

Comentários

Postagens mais visitadas