DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Olá queridos leitores,
aqui nesta postagem eu vou falar sobre o Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08/03, teve suas origens em Nova York, no dia 8 de março de 1857, quando uma fábrica de tecidos foi incendiada, matando todas as mulheres que ali dentro estavam. Essa fábrica, para manter as operárias trabalhando por longas horas, trancava as portas, o que ocasionou mortes em massa e causou muita indignação. A partir daí os movimentos feministas nasceram para dar apoio às mulheres que, na época, recebiam salários reduzidos pela metade, mesmo trabalhando da mesma forma que os homens.

Tanto na Inglaterra, quanto em outros países, elas não tinham direito ao voto, como também não podiam ser eleitas, e quando uma mulher se separava não se permitia que ela fosse à igreja.


Será que até na atualidade as mulheres ainda são desrespeitadas? De acordo com uma pesquisa citada no livro "A cama na varanda", da autora brasileira Regina Navarro Lins, uma em cada quatro mulheres estadunidenses foi estuprada, e antigamente, nos períodos de guerra, as esposas dos soldados do lado perdedor de uma batalha eram estupradas pelos do lado vencedor.


  João  Bellini - 8º ano
G.R.A

Comentários

Postagens mais visitadas