DESABAFO DA GALERA (3)




Nós do GRA ficamos sabendo sobre a polêmica em relação ao livro “Caçadas de Pedrinho” do Monteiro Lobato. Claro que fomos discutir sobre o assunto, né? Ligamos na mesma hora para a biblioteca e pegamos o livro pra tirar a prova dos 9 e investigar a situação!
Vimos que tem um trecho que Lobato descreve a Tia Nastácia subindo numa árvore e ele diz que ela “esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Os importantes lá do Conselho Nacional de Educação acharam isso racista.
Na nossa opinião, as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo fizeram parte da infância de muita gente. A Juliana contou que se lembra de ter lido muito os livros e até assistia o seriado que passava na TV, diz que foi uma das melhores partes da sua infância.

A Priscila diz que alguns estudiosos falam que ele realmente se mostrou preconceituoso em alguns trechos de suas histórias. Ela acha que vetar é perigoso, pois não só Monteiro Lobato pisou na bola. Tirar os livros das prateleiras pode ser um serviço sem fim. O que os educadores devem fazer é orientar os alunos a ter um olhar crítico e transformar a polêmica em debates, pois nós alunos sabemos muito bem perceber o que é preconceito.

Comentários

Postagens mais visitadas