O NUMA salvando as tartarugas

            



Luã e eu, que somos do GRA (Grupo de Apresentação), entramos de penetra na aula-passeio do NUMA (núcleo do meio ambiente) com destino à Praia do Marco, para vermos o nascimento de tartarugas. Já que nossa função no blog da escola é contar o que acontece, estamos aqui para relatar um pouco sobre essa aventura. Pois fiquem sabendo que foi uma mistura maravilhosa de lazer, aprendizagem e encantamentos.
Lá na praia, conseguimos ver dois ninhos repletos de tartaruguinhas aflitas para seguirem para o mar. Diante da imensidão do oceano, chega a ser engraçado ver tanta pressa quando há muita água para todas. A verdade é que nos dois ninhos notamos a presença de predadores naturais: no primeiro um caranguejo frustrado pela nossa participação e interferência e, no outro, uma raposa que deixou as suas pegadas bem visíveis. Assim, nesse ninho restou um número reduzido de tartarugas, só quarenta e três!
Imaginem só quantas tartarugas podem ser encontradas a cada ninho... Mais de cem! As do último ninho que visitamos foram levadas por nós até a beirada do mar, pois o ninho se localizava por trás de uma duna. Sob a orientação do seu Anselmo, o tartarugeiro, e do professor Jorge, colocamos todas as tartarugas sobre uma toalha (tipo berçário) e assim as transportamos para o novo meio que deveriam viver - o mar. Viver? Nem tanto, pois ouvimos que de todas as tartarugas que nascem por ninho, só uma conseguirá sobreviver e voltar para a mesma praia; para lá desovar e dar continuidade à sua espécie. No caso, as tartarugas que vimos são as tartaruga de pente.
Além de vermos as tartarugas nascendo, medimos e pesamos algumas delas. Isto para que o pessoal do NUMA pudesse realizar, em sala de aula, alguns estudos e depois levar o assunto para o restante dos alunos do Ensino Fundamental; o que eles, afinal, aprenderam. E como aprenderam! Vejam só que coisa legal: durante esses dois dias, entre um banho de mar ou piscina, lá vinha seu Anselmo com novidades ou tartarugas para apreciarmos e a dona da pousada nos contava sobre a história do local – a verdadeira história sobre o Marco de Touros. Mesmo assim, nem tudo é um mar de rosas.
Imaginem vocês que, para chegarmos aos respectivos ninhos, tivemos que enfrentar 12 km de caminhada a cada dia, isto é: caminhamos ao todo 24 km. Pois haja pernas, assaduras, calos, dor na lombar e desculpas mil (justificáveis) para não fazer o mesmo trajeto no dia seguinte!
Alguns, realmente, saíram bem esfolados, outros exaustos e quase que se arrastando, mas todos se sentiram recompensados pelo esforço e por tudo mais: principalmente pela comidinha da pousada. Hum, maravilhosa! Agora, diante de tantos prazeres e satisfações que nos fazem refletir sobre a vida, Luã e eu deixamos aqui a seguinte pergunta para você leitor:
“Será que a ação do homem, na preservação das espécies em extinção, é o suficiente para mantê-lo sobre o Planeta com qualidade de vida?”

Luã e Priscila- 7º ano
G.R.A

Comentários

  1. Poxa pessoal, esse aí deu vontade de ir também... que aventura!!! Próxima vez me convidem! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vocês todos estão de parabéns pela iniciativa! Na próxima quero ir, mesmo sem ser do NUMA, ok?! Rsrs Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê a sua opinião, ela é muito importante para nós!

Postagens mais visitadas